Matrimónio

1. Acolhimento e Diálogo

O preenchimento de formulários bem como o diálogo com o Pároco para dar início ao Processo Canónico tem lugar no cartório paroquial.

2. Preparação para o Matrimónio

Como preparação próxima para a celebração do sacramento do Matrimónio é proposto que os noivos realizem um CPM nos Centros de Preparação para o Matrimónio a realizar de acordo com a programação diocesana para o ano pastoral 2018-2019 (ver aqui). Os noivos devem fazer uma inscrição prévia juntos dos Párocos.

CPM pretende ajudar os noivos a preparar o seu matrimónio, a reflectir sobre o seu noivado e a dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos, de modo a:
• Despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo;
• Validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais;
• Fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois;
• Reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal, de modo a desenvolver formas de superação dessas situações;
• Desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família;
• Formar, no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais, no sentido de uma paternidade consciente e responsável.

3. Celebração

A celebração do Matrimónio realiza-se no dia e hora previamente marcado.

O Sacramento do Matrimónio

1601. «O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento». [do Catecismo da Igreja Católica]