Baptismo

1. Pedido do Baptismo

Os pais devem fazer o pedido do Baptismo à Igreja, na pessoa do Pároco. Para tal devem fazer o preenchimento da ficha de inscrição.

2. Atendimento dos Pais

O atendimento dos pais é feito no horário e na cartório Paroquial, com pelo menos dois meses antes da data do Baptismo.

3. Reunião de Preparação

O Encontro de preparação do Baptismo para Pais e Padrinhos é no 1º Sábado de cada mês, às 17h00 alternadamente entre Barreira e Cortes conforme tabela constante no calendário pastoral. Eventuais alterações à data, hora e local serão comunicadas aos interessados.

4. Celebração

A celebração do Baptismo realiza-se na Igreja Paroquial aos Domingos às 10h00 na missa dominical ou ao sábado em horário a combinar.

O Sacramento do Baptismo

1213. O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão (4). «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Baptismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra».

1214. Chama-se Baptismo, por causa do rito central com que se realiza: baptizar (baptizeis, em grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17; Gl 6, 15).

1215. Este sacramento é também chamado «banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tt 3, 5), porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3, 5).

[do Catecismo da Igreja Católica]